12 – Prenda-me se for Capaz – A cena que abre o filme estrelado por DiCaprio e Tom Hanks é muito divertida pois apresenta o espectador a vários momentos que virão. A trilha sonora criada por John Williams dá a ela um ar de suspense antigo, da mesma época onde o filme se passa, a década de 60.
11 – Clube da Luta – A abertura aqui é tão frenética e insana quanto o resto do filme. A música criada pelo Dust Brothers ajuda muito a dar o clima desta jornada pelo cérebro do personagem de Edward Norton (que na verdade é o centro de toda a trama).
10 – Obrigado por Fumar – Para mostrar os nomes das pessoas envolvidas na produção, esta sequência apresenta uma tipografia interessante. Nela podemos ver estes nomes aparecendo em embalagens de cigarro, que com certeza fazem referência a marcas famosas de cigarro. Acaba funcionando como uma grande ironia, principalmente levando em consideração a letra da música.
09 – Cidade de Deus – Esta abertura poderia ser intitulada “O Terror da Galinha”, pois vemos primeiramente como uma ave testemunha a morte terrível de outra da mesma espécie. Quando ela consegue se soltar começa uma grande perseguição que dá um toque cômico logo nos primeiros minutos desta obra maravilhosa de Fernando Meirelles.
08 – Madrugada dos Mortos – Utilizando cenas que parecem saídas de qualquer noticiário nós somos apresentados a queda da sociedade como a conhecemos. De explicações vazias do governo a uma escalada na violência o mundo vai aos poucos sendo dominado pelos zumbis. Quando Johnny Cash começa a cantar a versão bíblica do apocalipse já podemos imaginar que cenário aguarda os personagens no filme.
07 – Homem-Aranha 2 – Esta sequência não só presta uma homenagem a mídia na qual o filme se originou como serve de lembrete aos espectadores dos acontecimentos vistos no primeiro filme.
06 – O Reino – Para que a pessoa possa entender a relação delicada existente entre os EUA e o Reino da Arábia Saudita a cena mostrando os créditos iniciais dá uma verdadeira aula de história sobre o assunto e também apresenta a ligação desta relação com o terrorismo.
05 – Zumbilândia – Zumbis em câmera lenta, muito gore, rock de verdade e a interação dos atores com as letras dos créditos tornaram esta uma das melhores cenas de abertura que já vi.
04 – Grease: Nos Tempos da Brilhantina – A animação que abre este musical apresenta uma tonelada de referências à cultura pop do passado, além de definir os “meninos” e “meninas” que serão vistos durante o filme. A música deste vídeo é um clássico.
03 – Watchmen – Além da excelente música de Bob Dylan, esta sequência de abertura reúne uma quantidade muito grande de informações que acabaram não aparecendo nesta adaptação. Não sei se quem não leu a revista vai entender muita coisa, mas com certeza foi um deleite para os fãs.
02 – O Senhor das Armas – Esta é uma das cenas de abertura mais espetaculares que já vi. Nela podemos acompanhar a “vida” de uma bala, desde a fábrica até as consequências terríveis que ela pode trazer. Nada melhor para um filme onde acompanhamos a vida de um traficante de armas.
01 – Seven – Os Sete Crimes Capitais – Depois que esta sequência de abertura chegou aos cinemas surgiu uma avalanche de cópias. Praticamente todo filme ou série de TV que retratasse um serial killer apresentava algo semelhante. A influência desta cena ainda pode ser vista no cinema hoje em dia.
Esta lista foi inspirada por um post da Unreality Magazine.
[UPDATE] – Vi nos comentários que algumas pessoas sugeriram a abertura de Quase Famosos. Realmente acabei me esquecendo dela, mas vou adicionar pois ficou muito legal.








Nenhum comentário:
Postar um comentário